sábado, 17 de setembro de 2011

Há pouco tempo enquanto esperava que a máscara que aplico nos meus lindos caracóis actuasse dediquei-me a um passatempo que muito aprecio, apesar de pouco dignificante para alguém que ainda se gaba do resultado do exame de QI que fez aos dez anos de idade. Ver blogues assumidamente maus, trinta minutos (uma hora quando estamos a sentir-nos miseráveis) e temos uma injecção de auto-estima e confiança; voltamos ao nosso blogue, relemos um texto e aquilo até já nos parece algo que poderia ter sido escrito perfeitamente pela Doris Lessing ou outro Nobel qualquer. Se em alguns casos o problema é a qualidade intríseca da escrita, noutros é a escolha de tema que peca. Nestes últimos casos, o pior é quando o tema é uma válvula de escape - aquela coisa acerca da qual se escreve quando não se tem nada acerca do que escrever mas Deus nos livre de ficar um dia sem actualizar o blogue que o Sitemeter depois fica zangado connosco e quando ele fica zangado grita muito e faz as pessoas chorar. Pensei depois, num misto de pânico e surpresa, que isto do post válvula de escape é algo transcendente aos blogues maus. Também já vi isto em blogues que considero bons, ou mesmo muito bons. É uma praga entre os bloggers e eu fiquei assustada porque tenho um sistema imunitário deficitário e não quero fazer posts (ainda mais) maus. Felizmente, sou uma pessoa proactiva para as coisas que me interessam e percebi que a forma de evitar este flagelo era elaborar uma linha editorial - uma lista sucinta de assuntos acerca dos quais poderia escrever e outros que não. Então saiu algo assim:

Coisas acerca das quais prometo nunca escrever:

1- Namorados. Quando arranjar um namorado não vou escrever textos sobre o "meu amor", a dizer que ele é lindo, que cozinha para mim, que fez algo muita giro não sei onde, que se esqueceu do nosso aniversário, que coitadinho só faz asneiras mas eu gosto dele assim.

2- Morte de celebridades e coisas relativas à morte de celebridades. (cof cof o videozinho da Amy com o Tony Bennet).

3- Férias e fotos de férias.

4- Post do estilo "vejam o que eu fiz na última semana" com menção ao croissant que se comeu ao pequeno-almoço e à prisão de ventre que se sofreu durante três dias até que se decidiu ir à farmácia comprar Dulcolax.

5- Fotografias do meu casamento com a cabeça cortada.

6 - Fotografias do meu casamento com a cabeça não cortada.

7- Fotografias minhas de qualquer espécie.

8- Futebol (excepto se o Sporting ganhar ao Benfica na Luz, caso em que enfim, não sou de ferro...)

Coisas acerca das quais eu prometo escrever:

1- Gatos.

2- Depressões.

3- Álcool e calmantes.

4- Homens todos bons que não nos amam e só nos querem foder (em todos as acepções do termo).

5- Livros.

6- Madonna.

7- O Sporting se ganhar ao Benfica na Luz.

8- Gatos.

8 comentários:

cycle disse...

Tu não queres é contar a viagenzita que fizeste nas férias! :))

RBM disse...

ui ui, tinha umas foto de fazer inveja, ali nas praias da linha :)

Don Draper disse...

escreve sobre putas! tenho novidades!

Piston disse...

Apregoando eu que o meu blog não é mais do que uma válvula de escape, vou daqui com a barriga cheia de vidro moído.

cycle disse...

Don, pá! Mãezinhas não... please :)

Piston, nem quero estar perto quando fores ao wc :))))

Pink World Fabuloutin disse...

eheheh... é sempre bom saber que o meu blog consegue deixara alguém com cheio de moral!!! ;)

Isa disse...

o que me chateia em blogs de merda são os temas, as opiniões iguais às de toda a gente pq é suposto odiarmos isto ou aquilo e as repetições e, acima de tudo, o facto de nao se dizer nada, nada, nada, num post de 4 parágrafos. nada, nem ima ideia, nem um argumento, nem uma poesia, nem uma cena literária decente. nada.

o que me chateia é ouvir que esse povo escreve bem, o que me chateia é o povo considerar que escrever bem é saber gramática.

sei que estou curada de os ler, não vou lá e qd vou, pq alguem linkou, nao passo da 2ª linha, se tanto...

Sara disse...

É por isto que eu gosto tanto do teu blog! É que não há aí assunto que não me interesse directamente ou com o qual não me identifique(vá, a Madonna tem dias, mas enquanto a música dela der para dançar e os namorados forem garotões giros, nunca vai ser tópico que me aborreça ;))